AMIGOS E AMIGAS

Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Soltar as redeas

Há pessoas que não "soltam a rédea" jamais. Elas não encaram de maneira prática os imprevistos nem a necessidade de mudança. São os controladores, querem o domínio de tudo e de todos nas mãos, até mesmo quando se trata do imponderável.  Essas pessoas o que mais sentem é medo, pois precisam estar protegidas e acham que centralizando tudo terão mais garantia de segurança. (Livro: O Eu Controlador-Instituto Ráshuah do Brasil).
Conviver com alguém assim, com certeza, que o dia a dia ao lado dessa pessoa não é nada fácil. Afinal, o nível de exigência é tão alto que agradá-la é praticamente impossível. Está sempre atento às menores falhas, incluindo aquelas que você comenteu e nem percebeu. Serão notadas e apontadas, muitas vezes machucando quem está por perto. "Por mais bem intecionado que seja, ao fazer uma crítica, estará se colocando como mestre e impondo seu ponto de vista. Ao destratar o próximo, perde a oportunidade de ensinar e passa por chato e arrogante. O que fazer, então, para corrigir sem ofender? " Peça permissão para emitir sua opinião e nunca seja taxativa ao mostrar o erro. Proponha uma atitude mais construtiva, valorizando o que há de positivo e sugerindo uma mudança de estratégia. Caso a controlador seja você,  conhece de cor e salteado as desvantagens de agir dessa maneira: está sempre estressado, frusta-se com facilidade e vive ansioso, pensando que os eventos podem não sair como planejou. É difícil assumir essa realidade, mas o mundo não gira em torno de nosso umbigo e sempre vamos precisar de colaboração externa para viver. Quem vive dessa maneira limita a relação, podendo se tornar arrogante, irritado, ansioso e solitário."

Nenhum comentário: