Este blog é para expressar meus pensamentos e idéias referentes a assuntos que me movem em direção aos questionamentos da vida.Intensificando o uso de minha-força de vontade, o que me possibilita lutar pelas coisas que desejo, observo e sinto, organizando minhas capacidades, habilidades e recursos, com o propósito de atingir objetivos específicos.
AMIGOS E AMIGAS
Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
A comprensão é uma virtude
Imagine se que um dia os homens pudessem compreender-se. Vamos cair na realidade brigas entre guerras, casais, filhos, enfim seres humanos ) resultam da incompreensão e da falta de moderação. Quando se quer ter muita razão corre-se o risco de perder o juízo, pois, nem sempre o que mais argumenta é o que tem maior verdade.
A compreensão é irmã gêmea da harmonia. Não podemos viver em lugar de disoncórdia, rivalidade, divergência e rixa, fazendo com que a mágoa tome o lugar da paz, da calma e da neutralidade.
A compreensão é uma virtude que todos devem cultivar. E os seus frutos somente amadurecerão se as pessoas procurarem transformar o rancor em bondade e a bondade em amor.
Não adianta nada o indivíduo dizer da boca para fora que compreende o seu irmão se no fundo do seu coração deixa lançada a semente da dúvida e do descrédito. Aquele que compreende assim o deve fazer por inteiro. Nada o abala e nada o perturba. Recebe a situação que se apresenta com naturalidade, pois, se quiser pensar ao contrário nem estará compreendendo e nem sendo compreendido.
Há nesse conceito, um pouco de fé e muito de humildade, pois, compreendendo aos que nos querem mal ou procurando ser entendido pelos que não queremos aceitar, chegaremos à conclusão que não basta falar as línguas dos homens e dos anjos, se não tivermos a caridade de aceitar a justificação ou a virtude de perdoar.
Quando se compreende não se briga. Nessa vamos pensar: o importante não é que peçamos aos outros que nos ajudem a carregar a própria cruz, mas que nos permitam ajudá-los a carregar a cruz que o destino lhes colocou nos ombros.
Só tem a virtude de compreensão aquele que não dá a essa qualidade a aparência de uma coisa egoísta e falsa. É preciso que cada um procure compreender para ser compreendido, pois, essa também, é uma forma de amor
Assinar:
Postar comentários (Atom)

2 comentários:
Nesse conceito, é verdade que a fé,humildade,caridade justificam a compreensão numa forma de amor.
O texto é maravilhoso!
Ótimo texto sobre a comprenção. Sábia as colocações com senso crítico que ajudam a entender o mundo e nós mesmos.
Postar um comentário