AMIGOS E AMIGAS

Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"O bom servidor"


É uma cruz que, as vezes, imaginamos pesada demais para os nossos ombros; contudo, nada será tão pesado para a consciência do que quando estivermos diante da consciência Divina e constatarmos que poderíamos ter feito mais e deixamos de fazer, deixamos de realizar.
Como será que nos apresentaremos do outro lado? As maõs estarão carregadas de ação ou vazias?
Pois cruzamos os braços e deixamos que a inércia dominasse o sentimento, dominasse ao coração, e não realizamos o que prometemos e , mais uma vez, estamos em defassagem com o compromisso maior? !
Pensem nisso meus filhos, pensem nisso meus irmãos; porque o tempo passa para nós, para Deus o que existe é a eternidade, somos nós que temos pressa. Não alcançaremos, o reino de Deus em nós, se não apressarmos o passo para sermos " o bom servidor" de todas as horas.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Correção Fraterna

Como é difícil a gente aceitar uma correção fraterna de alguém. O nosso orgulho custa aceitar isto. Mais difícil ainda é a gente corrigir fraternalmente o mais próximo de nós. Quando se percebe que o outro está errado, se tem vontade de acabar com ele ou com ela. Jesus nos indica uma pedagogia diferente: é preciso ir com jeito. Sob o pretexto de corrigir quem está errado, muitas vezes o que fazemos é manifestar nossa prepotência: somos melhores...Os outros é que não prestam...A correção, para ser fraterna, tem que ser feita com muita humildade. Só assim podemos esperar bons resultados, ganhando aqueles que estejam errados.





terça-feira, 30 de novembro de 2010

Herói

Se você é pai ou mãe de família, estou certa de que está disposto a morrer por seus próprios filhos: prefere sofrer você a que eles sofram, morrer você e que eles vivam.
Não é verdade que estou certa?
Morremos lentamente, dia a dia, minuto após minuto, para ir formando esse filho, e ir com ele se formando a você mesmo.
Ir deixando pequenas parcelas da vida nas longas noites sem sono; nas horas de trabalho cansativo, nas tardes solitárias, cuidando das obrigações diárias...isso não será notório, não chama a atenção, mas é mais meritório.
Não derramar o sangue em três minutos, mas ir deixando pingar gota após gota em cada ação que cumprimos, em cada vitória sobre si mesmo, em cada vez que dominamos nosso caráter ou nosso temperamento, na palavra que calamos ou no sorriso que oferemos...isso é morrer dia a dia, isso é ser herói... desconhecido, porém herói...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Perfeição


A perfeição não é inata na pessoa, mas adquire-se.
Ninguém pode afirmar que é perfeito; mas todos somos chamados a conseguir a perfeição.
Não se pode exigir de ninguém que alcance a perfeição em um só dia; mas todos somos obrigados a trabalhar continuamente, a esforçar-nos dia após dia no sentido de alcançar a perfeição.
Ninguém poderá corrigir seus defeitos com um único esforço; mas, se não fizer esse esforço e não o repetir diariamente, jamais chegará a ser perfeito.
É triste ter defeitos; mas é muito mais triste fazer as pazes com os defeitos, resignar-se a tê-los

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

NO LUGAR CERTO

A falta de planejamento para a arborização urbana levou muitas cidades brasileiras a enfrentar dificuldades com espécies que foram plantadas em lugares inapropriados e que hoje competem com calçadas, redes de concessionárias de água e energia e mobiliário urbano.
Diante de um quadro em que a natureza está cada vez mais ameaçada , é preciso
fazer um levantamento, diagnósticar e elaborar um plano de recuperação substituição e manutenção das árvores.
Para discutir esses e outros aspectos que envolvem a arborização e a interferência na acessibilidade pensada de forma planejada e integrada, com elaboração por engenheiro florestal; visando envolver responsáveis em processo que define como " humanização". É preciso levar em conta os aspectos funcionais, ambientais e estéticos no planejamento da arborização.
Para definir qual a melhor espécie e evitar conflitos na arborização é preciso fazer um estudo do local e também ouvir a preferência dos moradores. A partir deste levantamento se estabelecem objetivos gerais e especificos. É nesta fase que se define o que se quer com a arborização. Se o objetivo é ecológico: sombra, conforto,térmico; social: aumento da qualidade de vida ou financeiro: valorização imobiliária; ou ainda turístico. Todos os aspectos devem ser levados em conta antes de se definirem quais espécies e onde serão plantadas ou substituídas. É fazer com que as pessoas se interessem um pelo outro, respeitando o próximo e o meio em que estão inseridos."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A não- violência

    " A não-violência é ação e introspecção. É a coragem da verdade com amor. É o despertar do espírito para a harmonia, e ainda com todas as formas de vida." Enquanto esperamos que o mundo mude, não nos aperfeiçoamos. Cada um de nós deve iniciar um processo de mudança dentro de si e buscar o aprimoramento, pois temos cada qual uma verdade, diferente da verdade. Seu exemplo ajuda a questões do dia a dia: como manter o ambiente limpo? Como nos relacionar com a pessoa ao lado? Como ajudar quem precisa? Diante das diferenças sociais, ( dizia Gandhi) que há o suficiente no mundo para suprir as necessidades de todos, mas não o suficiente para a ganância. A mente é a parte do ser e tem alcance profundo. Eu relaciono a mente com o espaço ou com o desconhecido. Ela nos permite viajar e pensar em ritmo veloz, mas essa velocidade pode poluir a atmosfera. Pensamentos negativos, como a violência, tem início na mente e depois se materializam sob a forma de medo, ganância, genocídio, arrependimento. Os princípios do amor e da verdade também habitam nossa mente e representam bases mais fortes para viver com criatividade, permitindo que o mundo progrida. Quando rezamos, estamos viajando para além do horizonte, pois a mente não tem limites. A partir da abstração mental surge algo concreto, como o contato entre as mentes e os corações. É isso que chamo de mente e ambiente. Quando você encontra pessoas felizes, é porque alguma coisa no ambiente é compartilhada por todos.A sabedoria se apoia na simplicidade. Entender que a força da maternidade é a maior das forças e carrega o poder da criação, comum a todas as formas de vida, seja vegetal, humana ou animal. Homem e mulher têm esse poder, como extensão de seu amor. Uma gota de amor dada a outro ser humano neutraliza a violência. A compaixão pela pessoa que está ao lado pode ser um caminho na luta por sociedades iquilitárias. Mas não se trata de corrigir o outro. A vida molda os grandes desafios, tão aventurosos como os de uma crinça ao aprender a andar ou falar.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

     Jorge  Luíz Borges, intelectual  escritor, autor de inúmeras obras, indagado sobre o faria
 se vivesse novamente os seus longos anos de vida disse: " Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiénico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios, onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Sente-se nas palavras do mestre, o repúdio ao excesso de convenções sociais incidindo sobre a vida pessoal de cada um, mutilando-o ou restringindo-a demasiadamente.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da minha vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos, não os perca agora.
Eu era uma desses que nunca ia a parte alguma sem preocupar com o outro, horas para voltar e ir, o meu trabalho tinha que ser perfeito, sempre querendo apreender mais e mais, se voltasse a viver, viajaria mais leve no tempo. Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria mais com minhas crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente."
Assistimos no dia-dia cada vez mais a submissão quase total do homem à máquina e as regras colectivas, nem sempre no melhor sentido e para os melhores fins.
É óbvio o valor das inúmeras invenções do século, dirigidas ao bem estar da humanidade. Não podemos negar a importância, por exemplo, da evolução dos equipamentos, maquinas e instrumentos ligados à medicina, que tanto contribuem para que o homem tenha melhores condições de vida.
Temos também, o caso da informática, já tão enraizada em nossa vida e cada vez mais indispensável.
O homem, sem dúvida, tira um grande proveito dessa dinâmica tecnológica da sociedade. São evidentes os benefícios decorrentes dessa evolução, mas há, também, uma preocupante mudança de hábitos nas pessoas, que passam a agir "maquinizadas", roboticamente, e sem sentimentos, numa relação de um imenso potencial humano e desumaniza as relações sociais.
O homem se fecha, se individualiza, se retrai e se contrai em seus sentimentos, desejos e anseios. Esquece de olhar para o lado. Esquece de ver o azul do céu, as cores das flores, enfim, a beleza da vida.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Apenas Confie

Tenho visto todos os dias pessoas que buscam alimentar-se espiritualmente, independente de credo e religião. E acho que essa busca começa no momento em entendemos que nascemos e morremos sós, então, precisamos abrir um canal de comunicação com Deus. Eu penso que esta necessidade um dia chega para todo mundo. Para mim chegou numa fase de maturidade, para outro pode chegar mais tarde. Não importa, esta busca é necessária na vida de todo mundo porque ela só acrescenta Deus e só Ele responde quando as perguntas ficam pairando no ar e a gente perguntando: " o porquê daquilo tudo. Para que e não por que. Para tudo há um propósito". Então, antes de tomar qualquer atitude, procuro encontrar a resposta. Ela quase sempre é respondida lá na frente, quando a gente até esqueceu o assunto. Mas é assim mesmo que Deus age. Quando a gente se entrega aos sentimentos, reconhece-os e expressa-os de forma voluntária e corajosa, a vida faz um processo de conversão. É quando entendemos que sozinhos não vamos a lugar algum. É o momento de perder a pose, de estar vulnerável, de deixar o orgulho de lado e reconhecer a nossa total fragilidade. E é neste exato momento que alcançamos Deus. E as coisas se tornam agradáveis e ganham significado diferente. Este dia chegou para mim e chega para todo mundo. E quando isso acontecer, não questione, não pergunte, nem calcule. Apenas confie.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fé e Vida

 É essencial para o verdadeiro cristão ligar fé e vida, ou seja unificar a vida cristã com a vida no meio em que vive, através do seu testemunho na família, no trabalho, na escola, nas relações sociais, no desempenho político etc.
E é no exercício de sua profissão o lugar relevante para revelar e realizar sua vida cristã. E esta união de vida é sumamente importante para quem procura ser cristão precisamente na sua vida normal, profissional e social. Pois toda pessoa batizada é chamada por Deus, para, a seu modo se constituir fermento e a santificar o mundo.
Somente convencerá os outros se a pessoa harmoniza fé e vida. Esta harmonia lhe permite demonstrar com feitos concretos que realmente ela ama a Deus e o próximo.
De nada adianta professar a fé em Deus e viver como se Ele não existisse; declarar que crê em Jesus Cristo, mas só aceitar os ensinamentos que mais lhe interessa; rejeitar a violência, mas admitir o aborto; possuir extensas propriedades, mas permanecer insensível diante dos que nada tem.
E para a busca da perfeição, fiéis leigos procuram viver e crescer na fé cristã, visando a busca da santidade pessoal no seu próprio estado de vida, e assim exercer sua missão evangelizadora que deve crescer em cada pessoa, na esperança de um mundo melhor e na vida eterna.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Condição Ambiental



Sejamos honestos: se alguém olhar para todo o processo ecológico, encontrará coisas que não são exatamente ecologicamente corretas. É preciso fazer alguma coisa para conter antes que seja tarde demais. Os elementos envolvidos passa a ser tão grande, com tantos fatores difíceis de medir, que se permitimos plantar árvores em lugares que agridem o ambiente,continuaremos com o mesmo erro. Há outra questão importante em jogo: temos de escolher como vamos organizar-e que árvore de renovação ambiental devemos plantar em áreas próprias para certas variedade de árvores, porque dependendo o tipo não se consegue recolher seu lixo e o consumo de água é excessivo para a preservação dos locais de residências, "onde moram pessoas." Isso acontece por várias maneiras: O mau uso no campo do planejamento básico, por exemplo. Muitas vezes poluem mais do que seria admissível, inclusive do ponto de vista ambiental. A falta de respeito à natureza também está ligada à de respeito ao ser humano. Um projeto de reflorestamento seria muito importante, claro. Mas seria bom também ter em mente que permita fazer pesquisa com muitas variedades de árvores,cada qual com possibilidades de serem perfeitamente combinadas entre si e plantadas cada qual no lugar adequado, para um caminho de redução economicamente sustentável. Uma árvore plantada perto de casas, as redes de esgoto, contrário da rede de águas pluviais, não está preparada para receber o excesso de água, folhas e galhos. O resultado é o transbordamento dos esgotos nas ruas e até mesmo o refluxo pelos ralos. Esse será o mais importante passo para a viabilidade de cidade ecologicamente correta!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saber ouvir

Talvez a única forma de sermos felizes seja procurar fazer os outros mais felizes. Se procedemos assim encontraremos paz e satisfação. Se demonstrarmos interesse sincero pelos outros-e o tivermos de fato- eles também vão interessar-se mais por nós. Em vez de pensarmos em nós mesmo ou no que vamos dizer quando alguém falar com nós, ouçamos as pessoas! O melhor ponto para se olhar quando se conversa com uma pessoa é nos olhos dela. Seremos apreciado pelas pessoas se cultivarmos o hábito de cumprimento com um "veja só, aí está você" em vez de um " olha eu aqui" Se não temos o menor interesse pelos problemas dos outros, eles por sua vez, tampouco terão interesse por nós. Esquecer um pouco de nós e conversar com as outras pessoas sobre elas e sobre os assuntos dela, demonstrando interesse sincero em ouvi-las, terá conquistado essa confiança do ser feliz, que certamente mais feliz será!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Valor da Amizade


A gente não costumava ter amigos? Todo mundo, desde os altos executivos até as donas de casa, parece ter a mesma queixa hoje em dia: as pessoas não dão mais a mesma prioridade à amizade. A culpa é da jornada de trabalho mais longa, do aumento das viagens a trabalho e da enxurrada de informações e entretenimento que nos mantém conectados a quase tudo, menos a outras pessoas. As pessoas agora compram casas para os fins de semana e afastam-se dos amigos. E o e-mail, que deveria ajudar a manter o contado, costuma ter o efeito contrário: as amizades reais transformam-se, literalmente, em virtuais.
Ironicamente, a recente obsessão brasileira em equilibrar trabalho e família pode ter acentuado o problema. Na verdade, a importância de gastar tempo com amigos é deixada de lado como um luxo que rouba o escasso tempo de uma agenda já superlotada. As pessoas estão dizendo "essa é a única coisa da qual eu posso abrir mão", afirma o sociólogo Jan Yager. Elas estão dando menos valor à amizade. Na verdade, para muita gente, gastar tempo com amigos-fora a turma de trabalho-é motivo de culpa. "Ir a um bar ou jantar com amigos é como tirar tempo da família, você se sente um pouco egoísta."
As pessoas que tem bons amigos costumam ser menos estressadas e talvez até vivam mais. Ter contado com um grande número de amigos dá a você uma sensação de sentido e objetivo na vida. Um estudo com 10 mil idosos realizado em uma Universidade concluiu que os solitários tinham duas vezes mais chances de morrer num período de cinco anos do que aqueles com amigos próximos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Riso Perdido

      Nós brasileiros até pouco tempo, tudo tinha uma certa graça, agora está se transformando em um país de pessoas extremamente sérias.  Pior, dizem à primeira vista, que se pode pensar que : não teriam muito mais motivos para rir, já que, economicamente e socialmente, o povo não vai bem. Ainda assim, apesar da boa vida de muitos, é justamente o medo de perder o emprego e a situação confortável alcançada, que vem tirando o sorriso da boca dos brasileiros. Resumindo: o medo do futuro vem deixando os brasileiros no maior mau humor. Mas nem só o medo do futuro explicaria a cara fechada. Uma das razões do problema seria os excessos do mundo moderno. A cada dia, somos bombardeados por estímulos a mais do que os habitantes do século passado.
 Ainda há os estímulos ligados ao meio ambiente, como a poluição, o barulho, mas também o excesso de compromissos, de responsabilidade cotidiana e a quantidade de informação jogada pela mídia, acabam levando as pessoas ao mau humor.O professor Farné alerta também que o riso pode ser uma ótima terapia para se viver mais tempo." É cientificamente comprovado"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Riso com amor

Para o escritor Jacopo Fo, autor do livro "Guarire ridendo"( Curar rindo), a solução para se voltar a rir como antes seria reencontrar a fonte de divertimento. "Perdemos a capacidade de cultivar experiências positivas. Não conseguimos mais nos divertir porque geração após geração, estamos desaprendendo a arte de saber rir", alerta. Na sua visão, o riso com amor e prazer poderia curar os males do mundo. " Se as pessoas mais velhas se preocupassem em ensinar os mais novos como se pode rir, os problemas das futuras gerações seriam muito menores."
Especialmente sobre a questão do riso entre as mulheres, o escritor tem idéias claras. Com a necessidade da mulher moderna de cultivar o tempo livre, ela está conseguindo transformar as suas atividades, como o curso de inglês, pinturas,etc. em divertimento, o que no final a deixa mais sorridente, avalia o escritor, acrescentando que o riso do chamado sexo frágil, tem um significado todo especial: "Para as mulheres de hoje, divertir-se significa, sobretudo, pensar mais em si mesmas". Mas seriam os idosos, pelo menos na Europa, o segmento que estaria cultivando melhor o bom humor. Livres do conceito de que deveriam ser sérios e eternos guardiões da família, como acontecia há poucos mais de trinta anos, os idosos do Velho Mundo alimentavam uma verdadeira indústria do entretenimento. No caso, as razões estariam ligadas às gordas aposentadas e ao fato de que representavam 30% da população da Europa Ocidental.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A comprensão é uma virtude


Imagine se que um dia os homens pudessem compreender-se. Vamos cair na realidade brigas entre  guerras, casais, filhos, enfim seres humanos ) resultam da incompreensão e da falta de moderação. Quando se quer ter muita razão corre-se o risco de perder o juízo, pois, nem sempre o que mais argumenta é o que tem maior verdade.
A compreensão é irmã gêmea da harmonia. Não podemos viver em lugar de disoncórdia, rivalidade, divergência e rixa, fazendo com que a mágoa tome o lugar da paz, da calma e da neutralidade.
A compreensão é uma virtude que todos devem cultivar. E os seus frutos somente amadurecerão se as pessoas procurarem transformar o rancor em bondade e a bondade em amor.
Não adianta nada o indivíduo dizer da boca para fora que compreende o seu irmão se no fundo do seu coração deixa lançada a semente da dúvida e do descrédito. Aquele que compreende assim o deve fazer por inteiro. Nada o abala e nada o perturba. Recebe a situação que se apresenta com naturalidade, pois, se quiser pensar ao contrário nem estará compreendendo e nem sendo compreendido.
Há nesse conceito, um pouco de fé e muito de humildade, pois, compreendendo aos que nos querem mal ou procurando ser entendido pelos que não queremos aceitar, chegaremos à conclusão que não basta falar as línguas dos homens e dos anjos, se não tivermos a caridade de aceitar a justificação ou a virtude de perdoar.
Quando se compreende não se briga. Nessa vamos pensar: o importante não é que peçamos aos outros que nos ajudem a carregar a própria cruz, mas que nos permitam ajudá-los a carregar a cruz que o destino lhes colocou nos ombros.
Só tem a virtude de compreensão aquele que não dá a essa qualidade a aparência de uma coisa egoísta e falsa. É preciso que cada um procure compreender para ser compreendido, pois, essa também, é uma forma de amor

Viver é Aprender

Quem combate monstruosidades deve cuidar para não se tornar um. Se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você. Viver é aprender a apaziguar os monstros, sabendo que são indomáveis, e mais dias menos dias, podem voltar a morder.

domingo, 19 de setembro de 2010

Amigos!


Amigas e amigos, se desejarem participar, deixem seus comentários.
Um abraço e muito obrigado!

Ser é Essência

Não vale o que temos, nem o que sabemos, nem o que fazemos: vale o que somos. De nossos pais e avós ouvimos a história que um vaso pode ter moedas de ouro, pode fazer muita vista por sua inegavél beleza, mas pode, sim pode ser feito de barro do mais ordinário. Um outro vaso pode estar totalmente enlameado, amassado e sujo, e , no entanto, ser de ouro puríssimo. Qualquer pessoa em sã consciência sabe discernir que o segundo vaso vale mais do que o primeiro. Nem tudo que reluz é ouro, não é o dito popular? É importante que tenhamos em mente, quando presenciamos atos e fatos, que o fulano ( pode ser) o governante, o presidente, o politico que nos representa, mas como eleitor, fui eu quem lá o colocou. Beltrano é o todo poderoso apresentador de televisão, que diz o que lhe dá audiência. Portanto, estou dando força a quem necessita ser desprezado. Como? Desligando o televisor e pronto. Somos o que? Como nos julgamos, auto analisados? Fortes, poderosos pelo que temos? Superiores, pelo que sabemos? Especiais, pelo que fazemos? Ou, somos o que somos. Ser, é a essência do indivíduo. De quem herdamos esta mania de grandeza? Talvez num aprendizado em família, entre pai-mãe como mestres e exemplo? Poderiam mostrar-se aos filhos que é muito mais importante em fazer coisas melhores, e não maiores Pense nisso.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tudo Passa

Tudo passa, é verdade; mas não é tão verdade. Você acha que tudo e que tudo passa por completo?
" O poeta Núnez de Arce cantou:
onda que passa, sombra que se distancia;
ave tímida e muda, que não deixa
nem o rastro de suas asas no vento".
E as boas obras? E as más obras? Não deixam elas rastros que perduram? Nós não queremos que a vida deixe vestígios? Nós nos satisfazemos com viver alguns anos e logo passar para o vazio infinito e para o total esquecimento? Não acredito que haja coração humano que fique satisfeito com esta perspectiva.
" Lembra-te de que minha vida nada mais é do que um sopro" (jo 7,7)
É uma estupidez transformar em meta esta vida, que é passageira, que não é a definitiva, que será superada por aquela que é a verdadeira Vida
O viajor não se fixa tanto no caminho, porém no término ao qual deve chegar; o seu caminho é esta vida.
Sua meta é a eternidade.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Coragem


A coragem não é uma atitude para vivermos apenas em situações extremamente perigosas à nossa frente.
Não é assim! Coragem não é apenas uma arma de emergência...ela é uma virtude que se manifesta em nossa disposição constante de ir em frente, superando os obstáculos normais e as curvas de caminho.
Porque os perigos nada mais são do que problemas um pouco maiores do que os comuns. E, assim, a coragem é para se viver no dia-dia.
Não é preciso esperar momentos especiais.
Coragem é ser movido por um ideal e encontrar no sentimento do coração as ordens de comando para a luta....
É permitir que o Espírito Santo - que habita em nós - nos conduza com docilidade, mas com um empenho de energia, nos levando - independente da circunstância - a servir ao Senhor com tudo o que temos e somos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tristeza

Léon Bloy tem um pensamento profundo, que diz:
" A única tristeza é a de não ser santo"
Se tivéssemos que fazer uma lista das possíveis causas, de nossas tristezas, talvez não nos lembrássemos de catalogar como causa de nossa falta de alegria o fato de não sermos suficientemente bons.
Ou, pelo menos, a teríamos colocado num lugar muito secundário.
Mas para Léon Bloy era a primeira.
E, se pensarmos nisso detidamente, veremos que ele não estava equívocado, quando escreveu essa afirmação.
Não somos bons, não somos suficientemente bons, não somos tão bons como deveríamos ser, não somos cada vez mais bons - e isto é a causa da maioria (de todas?) de nossas tristezas, de nossos problemas.

sábado, 4 de setembro de 2010

Compromisso

Nos momentos de dor em sua vida, Jesus convidou seus discípulos para não estar só e ter a companhia de alguém.  Mateus:26, 36-38. Jesus ansiava por alguém comprometido, digno de confiança  para estar com  Ele  na hora da batalha.
Deus ainda tem esse desejo de confiar sua obra, planos e dores aos homens. Por isso, não desperdice os planos que o Senhor tem para você, levanta-se e entregue-se à voz do Senhor, você não é qualquer um, você é alguém que Deus tem chamado para honrar sua aliança.
Não se encoste em alguma pedra ou árvore.... pode acontecer de, sem perceber, você acabar caindo no sono, e perder uma grande oportunidade de fazer diferença onde more, trabalha, estuda e convive.
Comprometa-se com o reino de DEUS.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Parecer Mau

 Decidissemos não parecer mau; pois, se você parece ser mau, embora não o seja, há uma razão em sua vida, pela qual deixou transparecer em ser mau aparente e assim acaba fazendo mal a si mesmo e faz mal aos outros; consequencia disto, olhamos para o semelhante como um inimigo ou, pelo menos um rival que luta por apoderar-se da parte de felicidade que lhe compete.
A bondade será antes de mais nada interior, de coração, de verdade, autêntica: você deve ser bom diante de sua consciência e de Deus.
Mas a bondade exige que seja expressa, tornada visível, manifestada, a fim de que também todos os demais se sintam animados a ser bom; ora, sendo todos bons, tornaremos o mundo melhor do que está.
Mas a bondade de coração não aparecerá em rostos tristes, acabrunhados, taciturnos, em atitudes de repulsa, em palavras violentas, em negações sem sentido. Isso não é "aparecer" bom; e torno a repetir que não é suficiente ser bom, mas é preciso também demonstrar.
Parecer bom e não ser, é hipocrisia, sê-lo e não fazê-lo aparecer, é falsidade.

O homem e a mulher


Não poucas vezes, páginas e páginas se escreveram para descrever a psicologia do homem e a da mulher e o tema não se esgotou. Cada dia topamos com as diferenças; nem é preciso ter a preocupação de ir buscar o porque. Cada um com seu modo de ser, com suas características temperamentais, trilhando seu próprio caminho.
Tem-se dito que o homem é o cérebro; que a mulher é o coração. Que o homem é um código que corrige; a mulher é um evangelho, que aperfeiçoa.
Sustenta-se que o homem é capaz de todos os heroísmo; a mulher, é de todos os martírios.
Que o homem é força, empurrão e ação; a mulher, calor, motor e contemplação.
Mas Deus dá a força necessária para todos os heroísmos; todos os martiríos, todas as ações, todas as contemplações de amor.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pensamento

O ato de se colocar no lugar do outro nos permite ter uma perspectiva capaz de ultrapassar nossos pequenos e grandes egoísmos contidianos.

domingo, 22 de agosto de 2010

Caminhada


São desesperados os esforços que realizamos para conseguir a felicidade. Por que nunca chegamos a alcança-lá de um modo pleno? É porque o ser não será feliz enquanto não possuir aquilo para que sua natureza foi criada? A vida está cheia de segredos!
A vida é uma mistura contínua de alegrias e de dores, de êxitos e de fracassos, de manhãs cheias de luz e de noites carregadas de escuridão.
Quantos fracassos, quantos esmorecimentos na vida, até mesmo na vida dos heróis e na vida dos santos! Portanto, não é de se estranhar que também nós os tenhamos, embora não sejamos nem heróis, nem santos.
Porém os heróis e santos, assim se tornaram, porque souberam conciliar e equilibrar esses momentos, não se deixaram abater pelas trevas, nem se descontrolaram com a luz dos êxitos.
Isso, também podemos fazê-lo; e se o podemos, devemos fazê-lo.
Caminhamos sempre com os pés no chão; e o coração esteja no céu. Lá , no final da caminhada, fixamos nosso ideal, que consiste em ser cada vez melhor, assemelhando-se a Deus.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Humildade

É diferente ser humilde de ser humilhado. Ser simples é diferente de ser oprimido e espezinhado pela injustiça alheia. Ser humilde não é ser menos do que os outros, somos todos iquais perante Deus. Quando somos humildes seremos levados a encarar todos os fatos da vida com objetividade. As coisas são o que são. Momentos alegres e gostosos serão acolhidos com gratidão; momentos difíceis e incômodos também precisam ser feito o necessário para contornar a situação. Ser humilde é ter uma mensuração de si mesmo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tudo Coopera

Tudo coopera para o bem". 
É verdade. Tudo
cooper  para o bem
quando existe boa vontade no coração.
Tudo coopera para o bem
quando recebemos com a mesma
tranquilidade o bem e o mal,
a alegria e a dor, o grande e o pequeno,
o repouso e o cansaço, a glória e a calúnia.
Tudo coopera para o bem, quando existe
em nós uma atmosfera de paz e serenidade,
de resignação e de fé.
Fé é certeza, é convicção em si mesmo


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TER OLHOS PARA VER

Muitas vezes enxergamos mas não vemos. Parece absurda esta afirmação, mas não é. Ver é conhecer,   perceber pelo sentido da visão. É reconhecer, compreender também. É observar, é notar. Poderá se deduzir, sentir, avaliar. Também conhecer-se. Já enxergar é desconfiar, é avistar. Quantas e quantas vezes  estamos enxergando, mas não estamos vendo. Enxergamos o nosso próximo. Nosso cônjuge, nossos filhos.  Contudo, não os vemos, não os percebemos como eles efetivamente são. Deixamos de observá-los. Não deduzimos, sentimos, avaliamos seus anseios, desejos, necessidades, expectativas. Muitas pessoas, casais, famílias, acontecem, porque simplesmente enxergam uns aos outros mas não se vêem. Se pararmos uns minutos para pensar, e nossos pensamentos se voltam para estes entes queridos, com profundidade, e efectuamos alguns questionamentos, como por exemplo: o que pensa meu cônjuge a respeito de nossa relação, de nossa caminhada a dois? provavelmente teremos dificuldades de resposta, pois o que acima afirmamos irá aflorar, com certeza. Se nos perguntarmos o que pensam nossos filhos de nosso relacionamento, provavelmente também ficaremos surpresos. É preciso que reflitamos em nossos atos e comportamentos, lembrando que nenhum sol aparece na nossa vida se não tivermos olhos para ver. E se o sol aparecer é sempre bom aproveitar o calor, porque o calor só tem sentido de aquecer a vida.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Medindo a vida

  Quando  percebemos, que a vida é simples ,tudo é simples, por ação, por teimosia, contrariando princípios fundamentais, torna tudo difícil, complicado e então se questiona: o que fazer? A verdade é a parada para pensar e aprender refletir, analisar, ponderar os caminhos, meios e métodos adotados na condução de nossas vidas. Da vida pessoal única, indivisível, para depois associá-la à do conjuge. Como estou comigo mesmo? Bem? E esta resposta, é unica, e pessoal. Nossa consciência não nos permite que mintamos a nós mesmos. Definida esta questão, surge a da relação com nosso parceiro de caminhada. Diga-se e frise-se, de livre escolha nossa. Como está esta relação? " A meditação pode revelar os vastos recursos da personalidade humana e contribuir a nossa missão, desenvolvimento e expressão criadora". Eis a nossa missão, desenvolvimento e ação, criando ambiente bom e saudável a nossa volta. Criando momentos de paz e alegria. Criando felicidade. Criando bem-estar. E isto é saber amar a si mesmo e a outros. Assim é a vida.

TEMPO...TEMPO...TEMPO...

Tempo é uma medida que não se repõe. O tempo perdido, jamais será recuperado.  Pois precisamos de tempo para recuperar o corpo do cansaço do dia-dia. Tempo para a refeição que repõe as energias. Tempo para a necessária atividade laboral. Tempo para o lazer. Tempo para o diálogo com o cônjuge. Com os filhos. Tempo só para ouvi-los, sem críticas, sem pré-concepção. Tempo para o espiritual. E assim, desprezando, desperdiçando tempos, caminhamos e caminhamos. Deixamos de empregar o mais simples dos princípios que é o equilíbrio. Equilíbrio do tempo entre as atividades fundamentais e biológicas e as sociais, inerentes ao ser humano. E, quando as coisas ficam pretas, quando o céu escurece e as ondas são mais altas do que nossas pretensões permitem suplantá-las, reclamamos. Ou pior, achamos que em algum lugar deve haver tempo, alguma pessoa precisa ter tempo para resolver o nosso problema. No dia em que nos conscientizarmos que "o tempo", infelizmente, é inexorável e irremediável. Façam, então, um compromisso, aproveitem o que é oferecido, porque depois só restará, simplesmente, uma saudade". E saudade, dói.

Paciência

A ansiedade no coração do homem o abate.
Há pessoas que a falta de paciência é a toda hora, ao que falam, ao que fazem, no modo de se relacionar e até com a vida. Tal atitude carrega um sentimento negativo. Deixando um clima agitado e tenso, deixando de ser saudável. Perde energia vital .A paciência é uma preciosidade.
O povo costuma dizer que "devagar se vai ao longe" ou que "a perseverança tudo alcança".



sábado, 31 de julho de 2010

Pensamento


"Lute com determinação, abraçe a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante."
Charlie Chapelin