AMIGOS E AMIGAS

Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A não- violência

    " A não-violência é ação e introspecção. É a coragem da verdade com amor. É o despertar do espírito para a harmonia, e ainda com todas as formas de vida." Enquanto esperamos que o mundo mude, não nos aperfeiçoamos. Cada um de nós deve iniciar um processo de mudança dentro de si e buscar o aprimoramento, pois temos cada qual uma verdade, diferente da verdade. Seu exemplo ajuda a questões do dia a dia: como manter o ambiente limpo? Como nos relacionar com a pessoa ao lado? Como ajudar quem precisa? Diante das diferenças sociais, ( dizia Gandhi) que há o suficiente no mundo para suprir as necessidades de todos, mas não o suficiente para a ganância. A mente é a parte do ser e tem alcance profundo. Eu relaciono a mente com o espaço ou com o desconhecido. Ela nos permite viajar e pensar em ritmo veloz, mas essa velocidade pode poluir a atmosfera. Pensamentos negativos, como a violência, tem início na mente e depois se materializam sob a forma de medo, ganância, genocídio, arrependimento. Os princípios do amor e da verdade também habitam nossa mente e representam bases mais fortes para viver com criatividade, permitindo que o mundo progrida. Quando rezamos, estamos viajando para além do horizonte, pois a mente não tem limites. A partir da abstração mental surge algo concreto, como o contato entre as mentes e os corações. É isso que chamo de mente e ambiente. Quando você encontra pessoas felizes, é porque alguma coisa no ambiente é compartilhada por todos.A sabedoria se apoia na simplicidade. Entender que a força da maternidade é a maior das forças e carrega o poder da criação, comum a todas as formas de vida, seja vegetal, humana ou animal. Homem e mulher têm esse poder, como extensão de seu amor. Uma gota de amor dada a outro ser humano neutraliza a violência. A compaixão pela pessoa que está ao lado pode ser um caminho na luta por sociedades iquilitárias. Mas não se trata de corrigir o outro. A vida molda os grandes desafios, tão aventurosos como os de uma crinça ao aprender a andar ou falar.

2 comentários:

José Fábio disse...

A humanidade precisa contribuir muito para esse entendimento, é um paradigma global baseado na cooperação e na busca compartilhada por progresso, enfrentando desafios das próximas décadas.
Um texto fabuloso. Simplesmente espetacular!!!

Sergio disse...

Quantas vezes ouvimos coisas que nos ofende e ficamos incapacitados de reagir, pois não esperavamos tal atitude; deixando-nos baqueados emocionalmente. Gosto muito dos seus textos.