AMIGOS E AMIGAS

Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Herói

Se você é pai ou mãe de família, estou certa de que está disposto a morrer por seus próprios filhos: prefere sofrer você a que eles sofram, morrer você e que eles vivam.
Não é verdade que estou certa?
Morremos lentamente, dia a dia, minuto após minuto, para ir formando esse filho, e ir com ele se formando a você mesmo.
Ir deixando pequenas parcelas da vida nas longas noites sem sono; nas horas de trabalho cansativo, nas tardes solitárias, cuidando das obrigações diárias...isso não será notório, não chama a atenção, mas é mais meritório.
Não derramar o sangue em três minutos, mas ir deixando pingar gota após gota em cada ação que cumprimos, em cada vitória sobre si mesmo, em cada vez que dominamos nosso caráter ou nosso temperamento, na palavra que calamos ou no sorriso que oferemos...isso é morrer dia a dia, isso é ser herói... desconhecido, porém herói...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Perfeição


A perfeição não é inata na pessoa, mas adquire-se.
Ninguém pode afirmar que é perfeito; mas todos somos chamados a conseguir a perfeição.
Não se pode exigir de ninguém que alcance a perfeição em um só dia; mas todos somos obrigados a trabalhar continuamente, a esforçar-nos dia após dia no sentido de alcançar a perfeição.
Ninguém poderá corrigir seus defeitos com um único esforço; mas, se não fizer esse esforço e não o repetir diariamente, jamais chegará a ser perfeito.
É triste ter defeitos; mas é muito mais triste fazer as pazes com os defeitos, resignar-se a tê-los

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

NO LUGAR CERTO

A falta de planejamento para a arborização urbana levou muitas cidades brasileiras a enfrentar dificuldades com espécies que foram plantadas em lugares inapropriados e que hoje competem com calçadas, redes de concessionárias de água e energia e mobiliário urbano.
Diante de um quadro em que a natureza está cada vez mais ameaçada , é preciso
fazer um levantamento, diagnósticar e elaborar um plano de recuperação substituição e manutenção das árvores.
Para discutir esses e outros aspectos que envolvem a arborização e a interferência na acessibilidade pensada de forma planejada e integrada, com elaboração por engenheiro florestal; visando envolver responsáveis em processo que define como " humanização". É preciso levar em conta os aspectos funcionais, ambientais e estéticos no planejamento da arborização.
Para definir qual a melhor espécie e evitar conflitos na arborização é preciso fazer um estudo do local e também ouvir a preferência dos moradores. A partir deste levantamento se estabelecem objetivos gerais e especificos. É nesta fase que se define o que se quer com a arborização. Se o objetivo é ecológico: sombra, conforto,térmico; social: aumento da qualidade de vida ou financeiro: valorização imobiliária; ou ainda turístico. Todos os aspectos devem ser levados em conta antes de se definirem quais espécies e onde serão plantadas ou substituídas. É fazer com que as pessoas se interessem um pelo outro, respeitando o próximo e o meio em que estão inseridos."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A não- violência

    " A não-violência é ação e introspecção. É a coragem da verdade com amor. É o despertar do espírito para a harmonia, e ainda com todas as formas de vida." Enquanto esperamos que o mundo mude, não nos aperfeiçoamos. Cada um de nós deve iniciar um processo de mudança dentro de si e buscar o aprimoramento, pois temos cada qual uma verdade, diferente da verdade. Seu exemplo ajuda a questões do dia a dia: como manter o ambiente limpo? Como nos relacionar com a pessoa ao lado? Como ajudar quem precisa? Diante das diferenças sociais, ( dizia Gandhi) que há o suficiente no mundo para suprir as necessidades de todos, mas não o suficiente para a ganância. A mente é a parte do ser e tem alcance profundo. Eu relaciono a mente com o espaço ou com o desconhecido. Ela nos permite viajar e pensar em ritmo veloz, mas essa velocidade pode poluir a atmosfera. Pensamentos negativos, como a violência, tem início na mente e depois se materializam sob a forma de medo, ganância, genocídio, arrependimento. Os princípios do amor e da verdade também habitam nossa mente e representam bases mais fortes para viver com criatividade, permitindo que o mundo progrida. Quando rezamos, estamos viajando para além do horizonte, pois a mente não tem limites. A partir da abstração mental surge algo concreto, como o contato entre as mentes e os corações. É isso que chamo de mente e ambiente. Quando você encontra pessoas felizes, é porque alguma coisa no ambiente é compartilhada por todos.A sabedoria se apoia na simplicidade. Entender que a força da maternidade é a maior das forças e carrega o poder da criação, comum a todas as formas de vida, seja vegetal, humana ou animal. Homem e mulher têm esse poder, como extensão de seu amor. Uma gota de amor dada a outro ser humano neutraliza a violência. A compaixão pela pessoa que está ao lado pode ser um caminho na luta por sociedades iquilitárias. Mas não se trata de corrigir o outro. A vida molda os grandes desafios, tão aventurosos como os de uma crinça ao aprender a andar ou falar.