AMIGOS E AMIGAS

Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Riso com amor

Para o escritor Jacopo Fo, autor do livro "Guarire ridendo"( Curar rindo), a solução para se voltar a rir como antes seria reencontrar a fonte de divertimento. "Perdemos a capacidade de cultivar experiências positivas. Não conseguimos mais nos divertir porque geração após geração, estamos desaprendendo a arte de saber rir", alerta. Na sua visão, o riso com amor e prazer poderia curar os males do mundo. " Se as pessoas mais velhas se preocupassem em ensinar os mais novos como se pode rir, os problemas das futuras gerações seriam muito menores."
Especialmente sobre a questão do riso entre as mulheres, o escritor tem idéias claras. Com a necessidade da mulher moderna de cultivar o tempo livre, ela está conseguindo transformar as suas atividades, como o curso de inglês, pinturas,etc. em divertimento, o que no final a deixa mais sorridente, avalia o escritor, acrescentando que o riso do chamado sexo frágil, tem um significado todo especial: "Para as mulheres de hoje, divertir-se significa, sobretudo, pensar mais em si mesmas". Mas seriam os idosos, pelo menos na Europa, o segmento que estaria cultivando melhor o bom humor. Livres do conceito de que deveriam ser sérios e eternos guardiões da família, como acontecia há poucos mais de trinta anos, os idosos do Velho Mundo alimentavam uma verdadeira indústria do entretenimento. No caso, as razões estariam ligadas às gordas aposentadas e ao fato de que representavam 30% da população da Europa Ocidental.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A comprensão é uma virtude


Imagine se que um dia os homens pudessem compreender-se. Vamos cair na realidade brigas entre  guerras, casais, filhos, enfim seres humanos ) resultam da incompreensão e da falta de moderação. Quando se quer ter muita razão corre-se o risco de perder o juízo, pois, nem sempre o que mais argumenta é o que tem maior verdade.
A compreensão é irmã gêmea da harmonia. Não podemos viver em lugar de disoncórdia, rivalidade, divergência e rixa, fazendo com que a mágoa tome o lugar da paz, da calma e da neutralidade.
A compreensão é uma virtude que todos devem cultivar. E os seus frutos somente amadurecerão se as pessoas procurarem transformar o rancor em bondade e a bondade em amor.
Não adianta nada o indivíduo dizer da boca para fora que compreende o seu irmão se no fundo do seu coração deixa lançada a semente da dúvida e do descrédito. Aquele que compreende assim o deve fazer por inteiro. Nada o abala e nada o perturba. Recebe a situação que se apresenta com naturalidade, pois, se quiser pensar ao contrário nem estará compreendendo e nem sendo compreendido.
Há nesse conceito, um pouco de fé e muito de humildade, pois, compreendendo aos que nos querem mal ou procurando ser entendido pelos que não queremos aceitar, chegaremos à conclusão que não basta falar as línguas dos homens e dos anjos, se não tivermos a caridade de aceitar a justificação ou a virtude de perdoar.
Quando se compreende não se briga. Nessa vamos pensar: o importante não é que peçamos aos outros que nos ajudem a carregar a própria cruz, mas que nos permitam ajudá-los a carregar a cruz que o destino lhes colocou nos ombros.
Só tem a virtude de compreensão aquele que não dá a essa qualidade a aparência de uma coisa egoísta e falsa. É preciso que cada um procure compreender para ser compreendido, pois, essa também, é uma forma de amor

Viver é Aprender

Quem combate monstruosidades deve cuidar para não se tornar um. Se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você. Viver é aprender a apaziguar os monstros, sabendo que são indomáveis, e mais dias menos dias, podem voltar a morder.

domingo, 19 de setembro de 2010

Amigos!


Amigas e amigos, se desejarem participar, deixem seus comentários.
Um abraço e muito obrigado!

Ser é Essência

Não vale o que temos, nem o que sabemos, nem o que fazemos: vale o que somos. De nossos pais e avós ouvimos a história que um vaso pode ter moedas de ouro, pode fazer muita vista por sua inegavél beleza, mas pode, sim pode ser feito de barro do mais ordinário. Um outro vaso pode estar totalmente enlameado, amassado e sujo, e , no entanto, ser de ouro puríssimo. Qualquer pessoa em sã consciência sabe discernir que o segundo vaso vale mais do que o primeiro. Nem tudo que reluz é ouro, não é o dito popular? É importante que tenhamos em mente, quando presenciamos atos e fatos, que o fulano ( pode ser) o governante, o presidente, o politico que nos representa, mas como eleitor, fui eu quem lá o colocou. Beltrano é o todo poderoso apresentador de televisão, que diz o que lhe dá audiência. Portanto, estou dando força a quem necessita ser desprezado. Como? Desligando o televisor e pronto. Somos o que? Como nos julgamos, auto analisados? Fortes, poderosos pelo que temos? Superiores, pelo que sabemos? Especiais, pelo que fazemos? Ou, somos o que somos. Ser, é a essência do indivíduo. De quem herdamos esta mania de grandeza? Talvez num aprendizado em família, entre pai-mãe como mestres e exemplo? Poderiam mostrar-se aos filhos que é muito mais importante em fazer coisas melhores, e não maiores Pense nisso.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tudo Passa

Tudo passa, é verdade; mas não é tão verdade. Você acha que tudo e que tudo passa por completo?
" O poeta Núnez de Arce cantou:
onda que passa, sombra que se distancia;
ave tímida e muda, que não deixa
nem o rastro de suas asas no vento".
E as boas obras? E as más obras? Não deixam elas rastros que perduram? Nós não queremos que a vida deixe vestígios? Nós nos satisfazemos com viver alguns anos e logo passar para o vazio infinito e para o total esquecimento? Não acredito que haja coração humano que fique satisfeito com esta perspectiva.
" Lembra-te de que minha vida nada mais é do que um sopro" (jo 7,7)
É uma estupidez transformar em meta esta vida, que é passageira, que não é a definitiva, que será superada por aquela que é a verdadeira Vida
O viajor não se fixa tanto no caminho, porém no término ao qual deve chegar; o seu caminho é esta vida.
Sua meta é a eternidade.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Coragem


A coragem não é uma atitude para vivermos apenas em situações extremamente perigosas à nossa frente.
Não é assim! Coragem não é apenas uma arma de emergência...ela é uma virtude que se manifesta em nossa disposição constante de ir em frente, superando os obstáculos normais e as curvas de caminho.
Porque os perigos nada mais são do que problemas um pouco maiores do que os comuns. E, assim, a coragem é para se viver no dia-dia.
Não é preciso esperar momentos especiais.
Coragem é ser movido por um ideal e encontrar no sentimento do coração as ordens de comando para a luta....
É permitir que o Espírito Santo - que habita em nós - nos conduza com docilidade, mas com um empenho de energia, nos levando - independente da circunstância - a servir ao Senhor com tudo o que temos e somos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tristeza

Léon Bloy tem um pensamento profundo, que diz:
" A única tristeza é a de não ser santo"
Se tivéssemos que fazer uma lista das possíveis causas, de nossas tristezas, talvez não nos lembrássemos de catalogar como causa de nossa falta de alegria o fato de não sermos suficientemente bons.
Ou, pelo menos, a teríamos colocado num lugar muito secundário.
Mas para Léon Bloy era a primeira.
E, se pensarmos nisso detidamente, veremos que ele não estava equívocado, quando escreveu essa afirmação.
Não somos bons, não somos suficientemente bons, não somos tão bons como deveríamos ser, não somos cada vez mais bons - e isto é a causa da maioria (de todas?) de nossas tristezas, de nossos problemas.

sábado, 4 de setembro de 2010

Compromisso

Nos momentos de dor em sua vida, Jesus convidou seus discípulos para não estar só e ter a companhia de alguém.  Mateus:26, 36-38. Jesus ansiava por alguém comprometido, digno de confiança  para estar com  Ele  na hora da batalha.
Deus ainda tem esse desejo de confiar sua obra, planos e dores aos homens. Por isso, não desperdice os planos que o Senhor tem para você, levanta-se e entregue-se à voz do Senhor, você não é qualquer um, você é alguém que Deus tem chamado para honrar sua aliança.
Não se encoste em alguma pedra ou árvore.... pode acontecer de, sem perceber, você acabar caindo no sono, e perder uma grande oportunidade de fazer diferença onde more, trabalha, estuda e convive.
Comprometa-se com o reino de DEUS.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Parecer Mau

 Decidissemos não parecer mau; pois, se você parece ser mau, embora não o seja, há uma razão em sua vida, pela qual deixou transparecer em ser mau aparente e assim acaba fazendo mal a si mesmo e faz mal aos outros; consequencia disto, olhamos para o semelhante como um inimigo ou, pelo menos um rival que luta por apoderar-se da parte de felicidade que lhe compete.
A bondade será antes de mais nada interior, de coração, de verdade, autêntica: você deve ser bom diante de sua consciência e de Deus.
Mas a bondade exige que seja expressa, tornada visível, manifestada, a fim de que também todos os demais se sintam animados a ser bom; ora, sendo todos bons, tornaremos o mundo melhor do que está.
Mas a bondade de coração não aparecerá em rostos tristes, acabrunhados, taciturnos, em atitudes de repulsa, em palavras violentas, em negações sem sentido. Isso não é "aparecer" bom; e torno a repetir que não é suficiente ser bom, mas é preciso também demonstrar.
Parecer bom e não ser, é hipocrisia, sê-lo e não fazê-lo aparecer, é falsidade.

O homem e a mulher


Não poucas vezes, páginas e páginas se escreveram para descrever a psicologia do homem e a da mulher e o tema não se esgotou. Cada dia topamos com as diferenças; nem é preciso ter a preocupação de ir buscar o porque. Cada um com seu modo de ser, com suas características temperamentais, trilhando seu próprio caminho.
Tem-se dito que o homem é o cérebro; que a mulher é o coração. Que o homem é um código que corrige; a mulher é um evangelho, que aperfeiçoa.
Sustenta-se que o homem é capaz de todos os heroísmo; a mulher, é de todos os martírios.
Que o homem é força, empurrão e ação; a mulher, calor, motor e contemplação.
Mas Deus dá a força necessária para todos os heroísmos; todos os martiríos, todas as ações, todas as contemplações de amor.