AMIGOS E AMIGAS

Aqui ,posso estar mais perto dos leitores dos meus textos, produzindo conteúdos que realmente façam a diferença. Desses surgem novidades e possibilidades de você fazer seus comentários, críticas, e, claro, serem meus seguidores. Sejam bem-vindo e obrigado!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Sensibilidade

A sensibilidade é uma qualidade inerente aos seres vivos. É a capacidade do sentir. No homem, ser supremo de todas as criaturas, é dotado, pela capacidade do aprendizado e pelos valores que assimila e adota como conduta de vida, manifestada através dos sentimentos. Os nobres sentimentos que deveriam identificar o ser humano, como o afeto, o amor, o respeito, a consideração, a lealdade, a fidelidade, a solidariedade, o partilhamento, o auxilio, a atenção, a delicadeza, dão claros sinais que estão sendo abolidos, varridos, para dar lugar ao instinto de sobrevivência apenas, que é  caracterizada  nos animais. A isto, chamamos de hiposensibilidade, ou seja, a ausência quase que absoluta de sensibilidade por parte do ser humano. A não ser que lhe seja inerente. A dor, por exemplo. Aí sim, ele sente a necessidade que os outros saibam ou compreendam. E, esta figura hiposensivel, caracterizada pelo egoísmo, individualismo, torna-se até agressiva e violenta entre os jovens deste nosso final de século, como que uma epidemia que se alastra mundo afora. Falamos dos jovens hiposensiveis que patrocinaram a matança nas escolas  nos Estados Unidos, que horrorizados acompanhamos pela televisão. Falamos do assassinato da escola de Realengo,  Rio de Janeiro,deste jovem, aqui  do Brasil. Tiros que feriram não só as crianças, mas nossa sociedade. Uma sociedade que apenas julga e pouco se julga. Que apenas vê e pouco se vê.  Qual a causa? Por quê?  Perguntam-se principalmente os pais em exercício da paternidade responsável. Cremos que aí reside a raiz. A falta de afeto, amor, respeito, consideração, lealdade, felicidade, solidariedade, partilhamento, auxilio, atenção, delicadeza por parte dos pais, como exemplo para os filhos, não seria a verdadeira razão destes brutais sentimentos? Um filho bem formado, estruturado emocionalmente, tendo exemplo dentro de casa, praticaria tamanha atrocidade? Aqui, vale a reflexão da importância da família como formadora de cidadãos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nossos Talentos

   Para entendermos em que consiste a prática da virtude da humildade, são necessários alguns
esclarecimentos, pois não é raro encontrar pessoas que, em nome de uma despretenção mal entendida,
 tornam-se medíocres, não fazendo render os talentos recebidos de Deus.
 A humildade consiste em "andar em verdade", escreveu santa Tereza de Jesus.  Pois se de um lado, infelizmente, há em nós defeitos culposo ou meras limitações da natureza, de outro lado, por certo a Divina Providência a ninguém deixou desprovido de qualidades e dons, ora maiores, ora menores.A propósito, ensina-nos São Tomás não haver oposição entre a humildade e a magnanimidade: "A humildade reprime-nos, para que não busquemos grandezas além da reta razão, ao passo que a magnanimidade nos estimula para o que é grande, segundo a reta razão. São virtudes complementares.

domingo, 1 de maio de 2011

A virtude da humildade

O amor-próprio consiste admirar naquilo em que os outros são melhores.
Sendo todo homem superior aos demais sob determinado ângulo, único e pessoal, procurará admirar essas qualidades dos outros. Este sentimento é um dos melhores e mais eficientes meios de combater o amor desregrado a si mesmo e a vanglória. Quem assim agir, praticará a virtude da humildade e, ao mesmo tempo, o Primeiro Mandamento da Lei de Deus, pois o amor a todas as superioridades está na prática da virtude e da caridade. Por isso, quem quiser ser manso de coração admire as qualidades dos outros, quem quiser ser desapegado admire a generosidade dos outros; quem quiser ser santo, admire a virtude dos outros.
Enfim, admiramos tudo o quanto é admirável e teremos já a recompensa da paz de alma nesta terra; e bem-aventurança eterna no céu.